jan 08

Folha de pagamento: fim da desoneração impactará o TRC

Descubra como o fim da desoneração da folha de pagamento impactará o TRC ainda no início de 2025.

Com a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de desoneração da folha de pagamento, que permitia a substituição da contribuição previdenciária, de 20% sobre a folha de salários, por alíquota sobre a receita bruta da empresa, o setor de transporte rodoviário de cargas enfrentará uma elevação em seus custos operacionais.

O Transporte Rodoviário de Cargas, que é responsável por mais de 60% da movimentação de mercadorias no Brasil, depende fortemente da mão de obra para a execução de suas operações. Com o fim da desoneração, os transportadores terão um aumento nos encargos sociais sobre a folha, impactando diretamente a estrutura de custo do setor.

Impactos do fim da desoneração da folha de pagamento

O DECOPE (Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas), da NTC&Logística, pesquisou e simulou os impactos da medida. Os resultados indicam que, mesmo com um aumento gradual, o setor sofrerá um impacto médio de 1,5% já no primeiro ano. Até o fim do processo, em 2028, esse impacto acumulará quase 5%, valor equivalente ao lucro médio das empresas do setor.

Além do impacto direto que a medida vai trazer para o setor, há ainda os custos indiretos decorrentes dela, pois os fornecedores também vão alterar seus preços, como, os contratos de TI, Segurança, Comunicação, entre outros. E os agregados pessoas físicas também foram afetados e deverão ter os seus valores reajustados. Por tudo isso, estima-se que o impacto seja de duas a três vezes o percentual direto.

O TRC é vital para a competitividade do Brasil no mercado global, sendo que a manutenção de nossas empresas merece toda a atenção.

Alertamos que o transportador não pode absorver mais esse custo, mesmo que pareça pequeno agora. Além disso, a última pesquisa da NTC aponta que, em meados de 2024, mostrou uma defasagem de 15,3% no frete em relação ao custo, sem contar a redução da desoneração da folha em 2025.

Se esse custo não for repassado ao contratante, no primeiro ano, a medida reduzirá o lucro médio das empresas em 30%.

Entenda mais sobre o TRC com a Rumo Brasil

A Rumo nasceu com a missão de potencializar e perpetuar o resultado do transporte rodoviário de cargas no Brasil. Além disso, somos os pioneiros em gestão empresarial estratégica para transportadoras.

Mas, se você está em dúvida sobre como isso pode ser útil para a sua empresa, essa pode ser a hora de nos conhecer! Além disso tudo, oferecemos consultoria jurídica (aliança), tributária e finanças, com o nosso método “CCR” Caixa + Compliance + Resultado. 
E então, quer saber como podemos ajudar você? Acesse o nosso site e fique por dentro das últimas novidades no setor dos transportes com o nosso blog. Conheça também nosso Instagram e Linkedin.