jul 14

Renovação de frotas: quais benefícios fiscais são garantidos?

Renovar a frota da transportadora não é só uma questão de ter caminhões mais modernos na garagem. É uma decisão estratégica que impacta diretamente a eficiência, os custos operacionais, a segurança e, claro, a saúde financeira da empresa.

E tem mais: com os incentivos fiscais certos, a renovação pode ser mais viável e vantajosa do que parece

Se você ainda está adiando essa decisão ou quer entender melhor como ela pode gerar economia no curto e longo prazo, esse texto é para você. Vamos falar sobre por que renovar sua frota é essencial e como isso pode trazer benefícios tributários reais para o seu negócio.

O Brasil tem uma das frotas mais antigas do mundo quando se trata de transporte de cargas. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT), a média de idade dos caminhões nas estradas brasileiras é superior a 20 anos.

Parece só um número, mas o impacto disso é enorme:

· Mais manutenção e paradas não programadas;

· Maior consumo de combustível;

· Menor produtividade da operação;

· Mais emissões e riscos ambientais;

· Aumento no risco de acidentes e sinistros;

· Desvalorização e baixa competitividade.

Sendo assim, manter uma frota antiga significa gastar mais para rodar menos. Isso sem falar na imagem da empresa: veículos desgastados passam pouca confiança para clientes.

Existem benefícios fiscais para quem realiza a renovação da sua frota, o que melhora esse cenário e evita possíveis acidentes no setor. A seguir, você saberá quais são os principais.

Atualmente, existem incentivos e benefícios fiscais que tornam a renovação mais acessível e ajudam a equilibrar os investimentos. Veja os principais:

Ao adquirir um novo veículo, a empresa pode usar a depreciação contábil para abater o valor investido no caminhão ao longo do tempo. Em alguns casos, é possível utilizar depreciação acelerada, o que antecipa a dedução do bem nos livros contábeis.

Isso significa pagar menos IRPJ e CSLL, pois o lucro contábil é reduzido artificialmente devido à depreciação.

Empresas que atuam no regime de lucro real ou presumido e que compram veículos de fornecedores habilitados podem ter direito a crédito de ICMS na compra.

Esse crédito pode ser usado para abater débitos futuros de ICMS, o que reduz a carga tributária nas operações.

A depender da estrutura tributária da empresa, também é possível aproveitar crédito de PIS e Cofins sobre a compra de veículos que sejam utilizados diretamente na atividade-fim da transportadora.

Isso traz um desconto indireto no valor final do caminhão, aliviando o investimento inicial.

Alguns estados oferecem programas específicos de incentivo à renovação de frotas, como redução de ICMS, isenção de IPVA temporária e condições especiais de financiamento.

Além disso, há linhas de crédito como o Finame e programas do BNDES voltados à modernização da frota, com taxas atrativas e carência prolongada.

Além dos benefícios fiscais, o cenário atual traz motivos estratégicos para agir agora. Confira:

· Maior controle de custos: veículos novos são mais eficientes, consomem menos e exigem menos manutenção;

· Acesso a tecnologias embarcadas: rastreamento, telemetria e sistemas de segurança vêm de fábrica;

· Menor impacto ambiental: caminhões novos seguem normas rígidas de emissão (como o Proconve P8/Euro 6);

· Valorização da empresa: transportadoras com frota nova transmitem mais segurança e credibilidade;

· Mais facilidade na contratação de seguros: frotas mais novas têm menor índice de sinistros, o que reduz o valor dos prêmios.

O que muda com a reforma tributária?

Com a chegada da Reforma Tributária, prevista para ser implementada até 2033, muita coisa vai mudar na estrutura dos tributos. Mas, até lá, os benefícios fiscais ligados à depreciação, PIS/Cofins e ICMS continuam válidos e devem ser aproveitados enquanto ainda estão disponíveis.

Inclusive, renovar a frota agora pode ser uma maneira de antecipar créditos tributários e se preparar melhor para as mudanças que vêm por aí.

A Rumo Brasil nasceu com a missão de potencializar e perpetuar o resultado do transporte rodoviário de cargas no país. Além disso, somos os pioneiros em gestão empresarial estratégica para transportadoras.

Mas, se você está em dúvida sobre como isso pode ser útil para você e a sua empresa, essa pode ser a hora de conhecer as soluções da Rumo! Além disso tudo, oferecemos consultoria jurídica (aliança), tributária e finanças, com o nosso método “CCR” Caixa + Compliance + Resultado.

E então, quer saber como podemos ajudar você? Acesse o nosso site e fique por dentro das últimas novidades no setor dos transportes com o nosso blog. Conheça também nosso Instagram e Linkedin.