fev 15

PMEs têm desempenho acima do PIB brasileiro em 2023

O principal contribuinte ao crescimento das PMEs no último ano foi o segmento industrial; o indicador mostrou avanço expressivo de 17% ante 2022

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs mostrou que pequenos negócios superaram o PIB geral em 2023. Segundo o economista Felipe Beraldi, o setor cresceu 7%, enquanto a mediana do PIB foi de 2,9%, segundo o Boletim Focus. O índice monitora empresas com faturamento de até R$ 50 milhões em quatro setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Apesar dos juros elevados, as PMEs foram beneficiadas pela recuperação da renda das famílias. A taxa de desemprego caiu para menos de 8% no quarto trimestre de 2023, algo não visto desde 2015. Medidas como a ampliação do Bolsa Família e a valorização do salário mínimo também ajudaram no crescimento. Além disso, a normalização das cadeias globais favoreceu as pequenas indústrias.

Indústria em recuperação

A Indústria liderou o crescimento, com alta de 17% em relação a 2022. A recuperação da demanda doméstica e a queda nos custos ajudaram no avanço. O setor de Serviços também cresceu 4,4%, impulsionando o mercado de trabalho. Áreas como Alojamento, Alimentação e Atividades financeiras tiveram destaque.

O Comércio, no entanto, registrou queda de 3,6%, afetado por vendas abaixo do esperado, mesmo com campanhas como a Black Friday. Produtos como Equipamentos para escritório e Artigos de iluminação tiveram os piores resultados.

O setor de Infraestrutura também teve um desempenho fraco, com retração de 2%. A queda foi puxada por Obras de infraestrutura e Coleta e tratamento de resíduos.

Gostou de saber sobre as novas regras no contrato do transporte de cargas? Então, acesse o nosso site e fique por dentro das últimas novidades no setor dos transportes com o nosso blog. Conheça também nosso Instagram e Linkedin