A ausência de um bom planejamento, deficiência nos controles internos e demonstrativos contábeis, são alguns dos grandes vilões na tomada de crédito de um negócio, prejudicando a pessoa jurídica no acesso ao recurso mais atrativo e adequado ao momento e segmento de atividade da empresa.
Aliado a isso, a falta de relacionamento a instituições bancárias além daquelas já utilizadas e o desconhecimento de linhas específicas de crédito para o setor, levam o empresário a obtenção do recurso de disponibilidade imediata, com juros altos e, que por vezes está em desacordo ao fluxo de caixa, acabando por impactar diretamente na rentabilidade do negócio.
Cabe ao empresário ou responsável financeiro estar atento as perspectivas econômicas, modalidades de crédito, estimativas de faturamento e analisar instituições disponíveis, garantindo que seus controles financeiros e contábeis apresentem a real situação do negócio, com indicadores saudáveis e de boa governança.
A captação de recursos financeiros consiste em desenvolver, de forma estratégica, como o dinheiro que irá auxiliar a empresa, será obtido. Além das principais modalidades de crédito disponíveis no mercado podemos citar:
- Capital de giro (com e sem aval);
- Home Equity (imóveis em garantia, alienados ou não);
- Antecipação de recebíveis (com e sem duplicata/boleto, risco cedente, contrato de aluguel, compra de contrato, comissária, entre outros);
- Linhas governamentais;
- Direitos creditórios;
- Financiamentos.
A instituição financeira analisará o risco da operação, avaliando os índices de liquidez, de rentabilidade, geração de caixa, ciclos operacionais e financeiros, score e relacionamento com o mercado. Para cada perfil existe uma modalidade de crédito que mais se encaixará a necessidade do negócio. O empresário deve estar ciente para evoluir nestes pontos, afim de ter melhores opções de ofertas.
É fundamental estar bem assessorado. A atuação de um especialista que compreenda a necessidade e realize a defesa da empresa perante as instituições tradicionais ou de acesso restrito ao mercado, será decisiva para o sucesso do processo.
Comments are closed.